domingo, 20 de fevereiro de 2011

Na Locadora Nosferatu - dois filmes para uma noite de mulherzinhas. Comer, Rezar, Amar e A Festa de Babette

Primeiro tenho que agradecer meu amigo Jopz que há muito tempo me indicou a Nosferatu, mas eu preguiçosa e deixa pra outro dia ainda não tinha visitado, mas sexta eu e minha irmãzinha fomos dar um pulo lá e que surpresa... boa. O acervo deles é sensacional, todos aqueles filmes que eu queria ver e não achava em lugar nenhum, tem até Nosferatu de F. W. Murnau de 1922, claro que já está na minha lista.
E já que íamos fazer uma sexta-feira feliz de mulherzinhas, escolhemos dois filmes que envolvem comida, afinal duas bruxas reunidas o assunto só poderia ser esse.
E aí vai duas sugestões de filmes que nem precisam ser para uma noite de mulherzinhas:


COMER, REZAR, AMAR
Eu li o livro e já achei a parte da protagonista com crise existencial uma chatice... no filme fica meio diluído, até porque a Julia Roberts não estava muito bem no papel, mas ainda assim é chato. Sobram as paisagens da Italia, India ( muito diferente da novela...rs ) e Bali ( onde ela encontra um divertido mestre Yoda ). E claro, James Franco e Javier Barden ( interpretando um brasileiro mais para argentino...rs ). Por mim eu faria as tres coisas, comer, rezar, amar só na Italia mesmo, não precisaria ir pra outro lugar nunca mais...rs
Resultado: meio sofrível mas dá pra assistir.



A FESTA DE BABETTE


Havia muitos anos que eu queria ver esse filme, ganhador do Oscar de filme estrangeiro em 1988 e recomendadíssimo pelo Paulo Francis ( aquele mesmo ).
E o filme não nos decepcionou, a adaptação soberba de Axel da história engraçada de Isak Dinesen é ao mesmo tempo bizarra e trágica, temperada por uma fotografia maravilhosa e atores excelentes. É uma história de auto-sacrificio, ambições frustradas, amores perdidos, recato... mas que culmina com a magia alegre que Babette prepara o banquete, desafiando a austeridade dos religiosos aldeões de uma vila esquecida na Jutlândia.
Aí vai a sinopse e trailer ( infelizmente só achei em dinarques ):

Na desolada costa da Dinamarca vivem Martina e Philippa, as belas filhas de um devoto pastor protestante que prega a salvação através da renúncia. As irmãs sacrificam suas paixões da juventude em nome da fé e das obrigações, e mesmo muitos anos depois da morte do pai, elas mantém vivos seus ensinamentos entre os habitantes da cidade. Mas com a chegada de Babette, uma misteriosa refugiada da guerra civil na França, a vida para as irmãs e seu pequeno povoado começa a mudar. Logo Babette as convence a tentar algo realmente ousado - um banquete francês! Sua festa, é claro, escandaliza os mais velhos do lugar. Quem é esta surpreendentemente talentosa Babette, que tem apavorado os moradores desta devota cidade com a perspectiva deles perderem suas almas por deleitarem-se com prazeres terrenos?