segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Rebecca - A mulher Inesquecível


Adolescente eu li Rebecca de Daphne DuMaurier, nunca me esqueci da Mansão Manderley... lendo eu andava pela casa, pelo quarto proibido da Rebecca...
Acabou que me apaixonei também por este filme do Alfred Hitchcock e deixo aqui como meu primeiro post.

Rebecca - A mulher inesquecível ( título brega em português, fazer-se o que )


Sinopse: Uma jovem de origem humilde (Joan Fontaine) se casa com um riquíssimo nobre inglês (Laurence Olivier), que ainda vive atormentado por lembranças de sua falecida esposa. Após o casamento e já morando na mansão do marido, ela vai gradativamente descobrindo surpreendentes segredos sobre o passado dele.

Opinião:




Rebecca é uma mulher do passado, uma mulher que nunca aparece no filme, mas assombra a vida da nova Sra De Winter, ela é um presença constante, nos olhares, nos sussurros dos empregados, nos pensamentos não verbalizados do marido e principalmente pela sombra da governanta numa interpretação de Judith Anderson que fez escola ( me matei de rir com a versão dos ingleses de "That Mitchell and Webb look" e deixo aqui o link ) - apesar desse não ser o melhor trabalho de Alfred Hitchcock e a produção americana ter "americanizado" uma história inglesa (Sir Laurence Olivier com sotaque yankee ) ele ainda conta uma boa história e as cenas góticas, claustrofóbicas e depressivas valem muito uma conferida, em preto e branco fica ainda mais charmoso. A grande personagem do filme não é humana e sim a casa, a Mansão Manderley que sob as mãos de Hitchcock parece mesmo viva ( não fizeram ainda Oscar para objetos inanimados né?) ao mesmo tempo que oprime ela fascina, suspirando o nome Rebecca por todos os cantos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, critique, vaie, elogie... tudo é válido mas se manifeste, please?