sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sexta-feira 13 de agosto















Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia .

Agora diga parascavedecatriafobia frigatriscaidecafobia bem rápido 13 vezes, que é pra espantar o mau-olhado...rs

Interrompendo a semana de filmes que se passam na Itália e porque hoje é sexta-feira 13 de agosto... e porque não temos medos de gatos pretos, de passar debaixo da escada, de chutar macumba, vamos lá.

Sessão Cinema Sexta-feira 13:

- só não vou citar aqui o filme Sexta-feira 13 porque obviamente existem coisas muito melhores e muito mais assustadoras no mundo do cinema:

1 - O bebê de Rosemary - o primeiro a gente nunca esquece, foi minha primeira incursão pelos filmes de terror/suspense ainda na infância e se tornou meu gênero preferido, de lá para cá foram vários mas o primeiro é aquele que fica um carinho especial e comecei bem com um clássio de Roman Polanski. Recomendo muito.

Sinopse: Rosemary e seu marido mudam-se para um novo apartamento em Nova York, onde passam a conhecer um casal de idosos que mora logo ao lado. Esse casal possui modos de agir, e logo invade a privacidade de Rosemary de forma que começa a incomoda-la. Algo ha por tras disso tudo e Rosemay, grsvida, começa a desconfiar das pessoas, querendo proteger seu futuro filho.


Um trechinho:




2 - O Iluminado - de Stanley Kubrick - apesar de mudanças em relação ao livro que o originou ( The Shining de Stephen King ) esta versão é muito melhor do que a feita anos mais tarde fiel ao livro e Kubrick deixa de lado os monstros
para se concentrar no suspense psicológico e na transformação do personagem interpretado pelo único Jack Nicholson, numa das mais assustadoras e melhores interpretações do cinema. Apesar que assustador mesmo é a interpretação da Shelley Duvall, vá ser ruim e feinha assim...

Sinopse: Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo


A cena do quarto 237, o que tem de mais assustador nessa cena? O carpete, já viram algo mais horroroso...





3 - Carrie - Outro grande diretor Brian de Palma e uma personagem que marcaria a vida de Sissy Spacek ( uma das minha atrizes preferidas ). Também vi quando criança e também é de um livro do Stephen King ( porque será?). A cena do baile de formatura foi reprisada até em novela da Globo... fez história.

Sinopse: Carry White (Sissy Spacek) uma jovem que não faz amigos em virtude de morar em quase total isolamento com Margareth (Piper Laurie), sua mãe e uma pregadora religiosa que se torna cada vez mais ensandecida. Carrie foi menosprezada pelas colegas, pois ao tomar banho achava que estava morrendo, quando na verdade estava tendo sua primeira menstruação. Uma professora fica espantada pela sua falta de informação e Sue Snell (Amy Irving), uma das alunas que zombaram dela, fica arrependida e pede a Tommy Ross (William Katt), seu namorado e um aluno muito popular, para que convide Carrie para um baile no colégio. Mas Chris Hargenson (Nancy Allen), uma aluna que foi proibida de ir festa, prepara uma terrível armadilha que deixa Carrie ridicularizada em público. Mas ninguém imagina os poderes paranormais que a jovem possui e muito menos de sua capacidade vingança quando está repleta de ódio.

Curtam o baile:




4 - Drácula de Bram Stocker - até parece de propósito, mais um grande diretor, Francis Ford Coppola (pq será que os grandes preferem o genero terror ? ) - eu vi esse quando lançaram no extinto cinema de Paranaguá ( hj igreja Universal - me perdoem mas isso sim é filme de terror ) - vcs não acreditam mas tinha pulgas e baratas no cinema - na cena em que o Dracula se transforma em vários ratos, eu vi uma ratazana correndo pelo corredor, comentei com a minha irmã que assistia junto, olha lá: fugiu um ator do filme...kkk

Sinopse: século XV, um líder e guerreiro dos Cárpatos renega a Igreja quando esta se recusa a enterrar em solo sagrado a mulher que amava, pois ela se matou acreditando que ele estava morto. Assim, perambula através dos séculos como um morto-vivo e, ao contratar um advogado, descobre que a noiva deste é a reencarnação da sua amada. Deste modo, o deixa preso com suas "noivas" e vai para a Londres da Inglaterra vitoriana, no intuito de encontrar a mulher que sempre amou através dos séculos.

Este vale o trailer:


5 - O Exorcista - Outro clássico, de um diretor não conhecido mas que marcou história no cinema. O que mais me assutou nesse filme foi aquele vomito verde...ui, eca... nada de sopa de ervilhas pra mim, obrigada e nem creminho gostoso verde...argh...

Sinopse:Em Georgetown, Washington, uma atriz vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.

Um pouco da música:


6 - Poltergeist - também vi quando criança ( sinceramente pouca coisa boa tem se feito então, sorry se os melhores são os antigos, vou tentar pensar em algo mais atual ) - esse filme tem algumas curiosidades ou a maldição do filme Poltergeist:
- Dominique Dunne - fez a irmã mais velha de Carol Anne (morreu aos 22 anos estrangulada pelo namorado em 1982) Ao estrangular Dominique Dunne, para encobrir o barulho, o namorado colocou para tocar a trilha sonora de Poltergeist em volume bem alto.
- Julian Beck - fez o reverendo Henry Kane (morreu aos 60 anos de câncer no estômago em 1985)
- Will Sampson - fez o índio Taylor (morreu aos 53 anos por complicações em uma cirurgia cardíaca em 1987)
- Heather O'Rourke - fez Carol Anne (morreu aos 12 anos por septicemia em 1988)
- A casa do primeiro filme foi parcialmente destruída por um terremoto em 1994.
- JoBeth Williams diz que quando voltava para casa depois das filmagens, encontrava os seus quadros todos tortos na parede. Ela os endireitava mas, ao retornar no dia seguinte após as filmagens, estavam todos tortos novamente.
A justificativa para toda esta maldição, era a de que, usaram esqueletos de verdade no filme, causando a ira dos espíritos. A atriz "sobrevivente" JoBeth Williams em uma entrevista, confirmou o uso de esqueletos reais.

Também há rumores de que, espectadores da série sentiam um efeito afrodisíaco ao assistí-la e começavam a praticar sexo. O motivo seria que, os espíritos queriam que hovesse procriação para re-encarnarem em novos corpos.

Sinopse: Família visitada por fantasmas em sua casa, que inicialmente se manifestam apenas movendo objetos pela casa mas gradativamente vão aterrorizando a família cada vez mais, chegando a "seqüestrar" a caçula, levando-a para outra dimensão através do tubo de imagem do televisor. Os pais se desesperam e uma especialista em fenômenos paranormais sugere que eles devam ser ajudados por uma mulher com poderes mediúnicos.
sinopse:Família visitada por fantasmas em sua casa, que inicialmente se manifestam apenas movendo objetos pela casa mas gradativamente vão aterrorizando a família cada vez mais, chegando a "seqüestrar" a caçula, levando-a para outra dimensão através do tubo de imagem do televisor. Os pais se desesperam e uma especialista em fenômenos paranormais sugere que eles devam ser ajudados por uma mulher com poderes mediúnicos.

E porque vc tem medo de palhaços?



7 - Cemitério Maldito ou Pet Cemetery - outro baseado numa história do Stephen King, o filme chega até a ser bonito, um pai que quer reviver o seu filhinho e o menininho é tão fofo, tão perfeito, tão lindinho...

Sinopse:
Recentemente os Creeds se mudaram para uma nova casa nos arredores de Chicago. A casa é perfeita, exceto por duas coisas: os reboques, que vivem fazendo barulho na estrada, e o misterioso cemitério no bosque atrás da casa. Os vizinhos dos Creeds estão relutantes em falar sobre o cemitério e eles tem um bom motivo para tal comportamento. Gradativamente o casal toma conhecimento da verdade e ficam chocados ao saberem do perigo que seus filhos correm. Quando o gato da família morre atropelado, eles o enterram em um cemitério índio que tem o poder de ressuscitar o que for deixado naquele terreno, mas as conseqüências são inimagináveis.

Deixo aqui não um trecho do filme mas a música chiclete dos Ramones:



8 - Psicose - não poderia deixar o Hitchcock de fora, e escolhi não só um dos melhores filmes de terror de todos os tempos ( em primeiro lugar na bíblia, o IMDB ) mas também é um dos melhores filmes de todos os tempos de todos os generos...
Sinopse: Cansada da vida que leva, a secretária Marion Crane rouba US$ 40 mil que deveria guardar para o chefe e foge para a Califórnia, onde encontrará o namorado. No caminho, hospeda-se num motel, onde é atendida por Norman Bates, o estranho dono do estabelecimento que parece ser dominado pela mãe.

Que atire a primeira pedra quem nunca brincou da cena da faca no chuveiro...



9 - IT - também de Stephen King e pra quem tem medo de palhaços um prato cheio... IT também serve pra quem tem medo do departamento de informatica da empresa... eu tenho medo do pessoal de TI ( IT em ingles )...


Sinopse

Derry, no Maine, é uma pacata cidade que foi aterrorizada 30 anos atrás por um ser conhecido como "A Coisa". Suas vítimas eram crianças, sendo que se apresentava na maioria das vezes como o palhaço Pennywise. Com esta forma ele reaparece, 30 anos depois. Quem sente sua presença é Michael Hanlon (Tim Reid), um bibliotecário e único de um grupo de sete amigos que continuou morando em Derry. Assim ele liga para Richard Tozier (Harry Anderson), Eddie Kaspbrak (Dennis Christopher), Stanley Uris (Richard Masur), Beverly Marsh Rogan (Annette O'Toole), Ben Hanscom (John Ritter) e William Denbrough (Richard Thomas), pois todos os sete quando jovens, viram "A Coisa" e juraram combatê-la, caso surgisse outra vez. Porém este juramento pode custar suas vidas.

Cena fofa do filme:


10 - Sweeney Todd - o Barbeiro demoníaco da Rua Fleet - o que esse filme tem de terror? bom ele é cantado... quer coisa mais terrível...rs, mas vamos deixar disso afinal é o Johnny Depp cantando e ele vale fazendo qquer coisa, eu disse... qquer coisa... o filme é visualmente interessante e é tudo que o eu gosto: é do Tim Burton e se passa na cinzenta e enevoada Londres do século XVIII. Há quem afirme que o personagem Sweeney Todd existiu de verdade e foi autor de 160 assassinatos na Londres. Conta a lenda que Todd costumava cortar a garganta dos seus clientes quando eles se sentavam na cadeira da barbearia e, depois, enviava seus cadáveres sanguentados por meio de uma rampa, a um depósito no subsolo. Lá, o assassino picava os corpos e sua cúmplice os usava como recheio de tortas de carne que eram vendidas para pessoas qua não suspeitavam de nada.
Sinopse: O filme é baseado em um musical da Broadway e conta a história de um barbeiro assassino. A peça que teve início em 1978 ganhou quatro prêmios Tony. Carter viverá Mrs. Lovett, a cozinheira assassina que ajuda o barbeiro vivido por Depp.

There's no place like London:


10 - O Silencio dos Inocentes - este filme produziu o maior vilão/assassino de todos os tempos no cinema, assustador, intrigante, apaixonante... e o duelo Anthony Hopkins x Jodie Foster é algo sublime da sétima arte.

Sinopse: Agente do FBI (Jodie Foster) destacada para encontrar assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura um periogoso psicopata (Anthony Hopkins), encarcerado sob a acusação de canibalismo.

O primeiro encontro:


11 - O Chamado ( The Ring ) refilmagem de um filme japones que deu origem a outras diversas ( e pioradas ) refilmagens... mas este, por ser o primeiro e assustador de um jeito que nós ocidentais ainda não conhecíamos, vale estar aqui hoje. ring... ring... seven days...

Sinopse:
Rachel Keller (Naomi Watts) é uma jornalista que decide investigar a misteriosa morte de sua sobrinha. Ela percebe a relação da morte dela e de várias outras mortes com um estranho vídeo, que faz com que todas as pessoas que o assistam morram exatamente sete dias depois. Intrigada com a história, ela agora precisa descobrir um meio que impeça que a profecia se realize, já que ela e seu filho assistiram ao vídeo.

Deixo aqui uma paródia do filme para descontrair:


12 - O Sexto Sentido - eu o qualifico como um dos melhores filmes de todos os tempos e não só de terror, é de outro famoso diretor M. Night Shyamalan ou que ficou famoso com este mas depois só errou a mão.
Filme pra ver pelo menos 2x uma pra não entender e outra pra dizer óh eu tinha percebido... ahan...

Sinopse: O psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis) abraça com dedicação o caso de Cole Sear (Haley Joel Osment). O garoto, de 8 anos, tem dificuldades de entrosamento no colégio e vive paralisado de medo. Malcolm, por sua vez, busca se recuperar de um trauma sofrido anos antes, quando um de seus pacientes se suicidou na sua frente.

I see dead people:


13 - Os Outros - meu favorito... também para assistir duas vezes, excelente filme de fantasmas, inteligente, delicado... e com ótima atuação de todos e tá bom, destaque para a Nicole Kidman... a cena do espelho é ótima.

Sinopse: Durante a 2ª Guerra Mundial, Grace (Nicole Kidman) decide por se mudar, juntamente com seus dois filhos, para uma mansão isolada na ilha de Jersey, a fim de esperar que seu marido retorne da guerra. Como seus filhos possuem uma estranha doença que os impedem de receber diretamente a luz do sol, a casa onde vivem está sempre em total escuridão. Eles vivem sozinhos seguindo religiosamente certas regras, como nunca abrir uma porta sem fechar a anterior, mas quando eles contratam empregados para a casa eles terminam quebrando estas regras, fazendo com que imprevisíveis consequências ocorram.

Ao invés do trailer do filme The Others com a Nicole Kidman, já conhecido de todos, vou deixar aqui um trailer de outro filme do mesmo nome de 1972, assim fica como dica:


Tem muitos mais que gostaria de falar aqui mas a pedidos do Jopz citei só 13, vou deixar os espanhóis para falar numa outra oportunidade.
Happy Friday the 13th.

4 comentários:

  1. OPAZ, manda mais dikas de filmes SEXTA 13... pra ser bem chato... 13 filmes para a sexta 13 !

    ;-)

    ResponderExcluir
  2. Hehehe, vc nem deixa eu terminar de postar... vou tentar, aproveitando que gazeei a pós hj...afinal sexta 13 melhor não sair de casa...kkk

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOM ESSE POST, só filmes legais e bem comentados... a piadinha do DRACULA no cinema foi SHOW, até chamei a Rubi pra ver... e já deixei um link no posto DESCANSEM EM PAZ para o pessoal vir conferir

    BOM FINDI.

    JOPZ

    ResponderExcluir
  4. O pior que foi verdade...kkk
    Legal, obrigada.
    Minha irmã tb está acompanhando o blog de vcs, acha ótimo. Ela mora aqui em Ctba agora, bem pertinho.

    ResponderExcluir

Comente, critique, vaie, elogie... tudo é válido mas se manifeste, please?