segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Porque os argentinos são melhores!




Neste feriadão prolongado deixei um pouco de lado os filmes britânicos ( sempre os meus favoritos ) e assisti ao oscarizado "O segredo dos seus olhos " (El Secreto de Sus Ojos, Argentina, 2009) .
Direção: Juan José Campanella
Elenco: Ricardo Darín, Soledad Villamil, Guillermo Francella, Javier Godino, Ricardo Morales

Eu já esperava um filme bom, afinal Oscar de melhor filme estrangeiro, mas o filme foi, na minha perspectiva surpreendentemente bom. A história do policial que está escrevendo um romance sobre um caso que ficou em suspenso há 25 anos atrás, é contada em forma de thriller policial mas com sutilezas que um espectador desatento pode deixar passar: como a crítica política à ditatura militar argentina no anos 70, Campanella trata do assunto sem tornar isso uma bandeira ou filme politicamente-chatongo e tem também a história de amor não vivido entre o oficial de justiça Benjamin e a Promotora Irene, eu diria que este filme é na verdade uma história de amor . Ele é contado de forma não-cronológica, alternando passado e presente, usando as cenas para contar a história onde o diálogo não se faz necessário. Para completar um elenco de atores excelentes.
Me pergunto: por que não conseguimos fazer filmes como os argentinos? Por que nos filmes brasileiros o sexo e a violencia são tratados de forma gratuita e dispensável? Ou então não passam de extenção da novela das 8h ou 9h ou sei lá... Com raras exceções não conseguimos contar uma história coerente e sem apelação do começo até o fim. Será que perdemos o lirismo ( incluo aí a literatura ) e a nossa capacidade de reflexão? Espero que não... Muito recomendo.




TRAILER

Um comentário:

  1. ótima critica... eu também compartilho da mesma opinião, nossos filmes são praticamente continuação das novelas, com as mesmas tomadas de cena, atores e dialogos...

    a gente que curte filmes em lingua estrangeira (nada mais divertido que os dialogos dos filmes do Almodovar) queremos conferir esse também,

    valeuz,

    JOPZ

    ResponderExcluir

Comente, critique, vaie, elogie... tudo é válido mas se manifeste, please?