quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Christmas Films

Eu adoro filmes sobre o Natal, quaquer um, seja de um velho rabujento perseguido por 3 fantasmas, ou um monstro verde que odeia o Natal, ou uma menina que fala com Deus, ou Shwazeneger correndo atrás do presente de última hora para o filho, ou um menino que deseja ficar sózinho em casa na noite de Natal, ou um anjo que ajuda um falido empresário que quer se suicidar, ou um trem mágico que leva a visitar Papai Noel, ou um esqueleto que resolve raptar Papai Noel e transformar o Natal em Halloween...

Vou começar falando da minha história de Natal preferida:

"A Christmas Carol" escrita em 1843 por Charles Dickens e que foi traduzido no Brasil como Um conto de Natal ( mas o mais correto seria Um cantico de Natal ).
A história acho que todo mundo conhece de cor: Ebenezer Scrooge é um rico avarento que odeia o Natal, na véspera da fatídica data ele é visitado por 3 fantasmas, do passado, presente e futuro... e não vou contar o resto caso alguém nunca tenha ouvido falar...rs
E como fã de Dickens e especialmente dessa história me vi em Londres,
andando pela Rua Fleet quando me deparei com o relógio que Scrooge
ouvia o sino todos os dias, olhando bem na foto abaixo pode ver dois
homenzinhos que tocam dois sinos acima do relógio e ao lado o prédio do
Sunday Post.
Minha história de Natal preferida tem também muitas adaptações para o cinema, pesquisando verifiquei que o primeiro filme conhecido foi feito na Inglaterra em 1901 "Scrooge, or, Marley's Ghost "









Tem até uma versão italiana de 1953 com Marcello Mastroianni. Varias adaptações animadas como a famosa e oscarizada " A Christmas Carol" de Richard Willimas em 1971
"The Mickey Christmas Carol" clássico da Disney de 1983, talvez seja onde conheci a história, quando ganhei o gibizinho edição especial de Natal do Tio Patinhas ( todos sabemos de onde veio a inspiração para o velho pato avarento... ). Tem ainda a versão dos Muppets de 1992, uma versão dos Jetsons, uma versão dos Flintstones, ah e tem a versão " Barbie in Christmas Carol" ( essa não posso perder ).








Uma versão que achei bem engraçadinha foi " Minhas adoráveis ex-namoradas" quando o personagem de Matthew McConaughey, um solteiro convicto, é visitado pelos fantasmas de 3 ex-namoradas.





Agora uma confissão, eu não assisti a versão em 3D com o Jim Carrey, uma foi um lapso mesmo, outra tenho preconceito com o Carrey, às vezes gosto, às vezes odeio... Vou ver se assisto ainda antes deste Natal, sendo uma história atemporal, não há pressa...

Algumas versões de A Chritmas Carol:
Disney

Barbie

Disney com Jim Carrey

Patrick Stewart como Scrooge

Versão de 1951 com Alistair Sim

Um comentário:

Comente, critique, vaie, elogie... tudo é válido mas se manifeste, please?