domingo, 13 de fevereiro de 2011
O Discurso do Rei ( The King's Speech )
George VI (Colin Firth), conhecido como Bertie, assume, a contragosto, o trono de rei da Inglaterra quando seu irmão, Edward (Guy Pearce), abdica do posto em 1936. Despreparado, com o apoio de sua esposa Elisabeth ( Helena Bonham-Carter ) pede o auxílio de um especialista em discursos, Lionel Logue (Geoffrey Rush), para superar seu nervosismo e gagueira. Com o tempo, tornam-se amigos.
Gostei muito de O discurso do Rei, fui automaticamente absorvida pelo drama humano e em muitas cenas fiquei arrepiada pela interpretação dos dois personagens principais Colin Firth e Geoffrey Rush, além da excelente Helena Bonham-Carter que longe do marido consegue interpretar excepcionalmente o que talvez seja o papel mais "normal" da sua carreira. Não ficarei admirada se os tres levarem o Oscar.
O filme de Tom Hooper não é só uma excelente e brilhante montagem de época, é um estudo de coragem, amizade e superação. Fiquei agoniada ao acompanhar a dificuldade da gagueira do rei, presa na tela até o momento final, que sinceramente, deu vontade de levantar e aplaudir.
O discurso do Rei não é para o público comum, prova disso é que o cinema estava vazio, infelizmente cultura não é o forte do nosso povo ( seria por isso que não emplacamos um oscar de filme estrangeiro... ?).
Mas é um filme notável sobre uma amizade notável, raro e que honra a inteligencia do seu expectador.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
valeu a dica
ResponderExcluirabrçs
Ótima critica, muito bem escrito. Jopz o devoto dos zumbis e filmes podrerias só vai conferir na telinha. Aproveitando a deixa, semana passada eu vi THE OTHER BOLEYN GIRL que também é sobre a familia real e termina com o nascimento da Elizabeth... comecei todo entusiasmado com a presença da Scarlett e da Natalie Portaman, e apesar de ambas atuarem muito bem, achei o filme muito ruim.
ResponderExcluirJOPZ
Obrigada Jopz e Bruno.
ResponderExcluirRealmente Eric Bana como o Rei Henrique VIII não rola... prefiro a série The Tudors, já viu? é ótima, aliás Tudors de bom...rs
Esta semana pretendo ver Ritua ( padre+demonio = adoro )e Cisne Negro com a Natalinha.
;)