quinta-feira, 10 de março de 2011

Os 39 degraus ( The 39 steps )

Sinopse: Richard Hannay (Donat) está de férias em Londres e conhece uma mulher misteriosa que lhe fala alguma coisa sobre o caso de um homem que está sendo perseguido por envolvimento em uma trama de espionagem. Porém, a mulher é assassinada e Richard, mesmo sabendo dos riscos que corre, decide tentar resolver o mistério.
Elenco:
Robert Donat - Richard Hannay
Madeleine Carroll - Pamela
Lucie Mannheim - Srta. Annabella Smith
Godfrey Tearle - Professor Jordan
Peggy Ashcroft - Margaret
John Laurie - John,
Helen Haye - Sra. Louisa Jordan

Fã de clássicos e já com o ingresso comprado para a peça de mesmo nome que estará no Festival de Teatro de Curitiba com Dan Stulbach e Danton Mello no elenco, fiquei rebatendo o sono na madrugada de ontem para assistir no TCM: Os 39 degraus, filme dirigido por Alfred Hitchcock, lançado em 1935 e a mais notável adaptação da história do escritor escoces John Buchan, que teve diversas versões para o rádio, tv, cinema e teatro.


Este filme é um dos primeiros trabalhos do cineasta e o qual lhe trouxe fama internacional, catapultando-o para Hollywood, nele pode-se notar a marca hitchcockiana: um homem inocente acusado injustamente, uma viagem de trem, casamentos felizes contra uniões infelizes, um homem comum em acontecimentos extraordinários, uma atrapalhada polícia, cenas levemente picantes, uma icy blonde que não parece muito suscetível ao charme do herói...

Donat está ótimo como o solteiro charmoso que é surpreendido por uma má sorte incrível, usando de raciocínio rápido e não se deixando abalar, se mantém um perfeito cavalheiro mesmo algemado a platinada mocinha Pamela, interpretada com naturalidade e inteligência por Carroll. Todo elenco de apoio é ótimo, Mannheim como a misteriosa espiã, o vilão interpretado por Sir Godfrey Tearle com Helen Haye como sua imperturbável esposa (ela pergunta se o senhor a quem o marido está apontando a arma vai ficar para o almoço). A jovem Dame Peggy Ashcroft como a esposa sofredora de um fazendeiro escocês, interpretado por Hugh Laurie, que ajuda o herói a escapar, eu também ajudaria já que ele pede assim com tanto jeitinho...
Hitchcock aparece no comecinho do filme como um traseunte que joga um papel na rua quando Donat e Mannheim estão pegando o onibus.


Os 39 degraus é um filme dinamico, de humor negro, divertido, inteligente e que antecipa o grande Diretor que Hollywood iria conhecer.
Agora esperar para conferir a peça no Festival dia 06 de abril.

Abaixo trechos do filme e da montagem brasileira da peça:



3 comentários:

  1. PARECE SER BOM APESAR DE ANTIGO!!!
    UMA BOA HISTÓRIA...

    ABRÇS.
    BRUNO JP TEIXEIRA - O PORTUGA
    http://brunojpteixeira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ah sim, pode ser meio chato pra quem não gosta de filme em preto e branco, mas a história é ótima e aproveitei a deixa já que a peça vai estar no Festival de Teatro de Curitiba.

    ResponderExcluir
  3. OPAZ, super dika, valeuz e Hitchcock é show. TOP.

    JOPZ

    ResponderExcluir

Comente, critique, vaie, elogie... tudo é válido mas se manifeste, please?