domingo, 25 de setembro de 2011

Feitiço do Tempo ou o Dia da Marmota curitibana.

"Enquanto esse animal estúpido não deixar de olhar para a própria sombra, este inverno nunca vai acabar."

Voce já teve a sensação de estar preso ao mesmo dia todos os dias? Que todo dia é igual e nada muda?
Pois é, para Phill Connors ( Bill Murray ) esse pesadelo se torna literalmente real. Egoísta e sarcástico ele trabalha como o homem do tempo para um jornal de tv e tem que seguir a uma cidadezinha da Pensilvania para cobrir o Dia da Marmota, quando todos acreditam que a saída ou não da toca desse mamífero irá determinar se o inverno continuará por mais seis semanas. Bill chega desmotivado, irritado e louco pra sair logo dali mas então que o feitiço acontece e ele fica preso nesse dia indeterminadamente, acordando sempre às 6 da manhã e vendo os mesmos acontecimentos e as mesmas pessoas todos os dias... até que o feitiço acabe, como? Se voce não assistiu vale muito a pena ver e eu já revi muitas vezes e nunca canso. É um filme que eu adoro e sempre traz algo a se pensar, como todos os bons filmes, cada vez que vc assiste, em uma época diferente da sua vida ele te diz algo.

Curiosidades:



- Segundo tradição, as pessoas devem observar uma toca de uma marmota, se o animal sair da toca por estar nublado, isso significa que o inverno terminará mais cedo, porém, se pelo contrário, o sol estiver a brilhar e o animal se assustar com a sua sombra e voltar para a toca, então o inverno durará mais seis semanas.
- O Dia da marmota é uma festa tradicional nos Estados Unidos da América e no Canadá, que se celebra no dia 2 de Fevereiro.
- Bll Murray foi mordido duas vezes durante as filmagens
- O diretor Harold Ramis queria Tom Hanks para o papel mas deisistiu dizendo que Tom era muito bonzinho.
 - A produção cuidou e criou uma família inteira de Marmotas especialmente para as filmagens.
- O filme foi filmado em Woodstock, na cidade tem uma placa dizendo? "Bill Murray esteve aqui" na calçada onde ele continuamente pisava em uma poça.
- De acordo com uma entrevista com o diretor Harold Ramis, Bill Murray e ele discutiram sobre o tom do filme. Murray queria que o filme fosse mais filosófico, enquanto Ramis queria que fosse mais comédia. Os dois discutiram durante toda a produção e não se falam desde então.
- Em 02 de fevereiro de 1993 o sol não se levantou até 07h25 em Punxsutawney, Pensilvânia. Isso significa que o filme é tecnicamente impreciso - ainda estaria escuro ás 6:00 am.
- Segundo o diretor Harold Ramis, na maioria das vezes, quando ele tentou explicar uma cena a Bill Murray, Murray interrompia perguntando: "Só me diga - bom Phil ou mau Phil?"
- Há exatamente 38 dias retrados no filme, na íntegra ou parcialmente.


Para o meu amigo Jopz... Marmotas dominam:












Sabe aquele filme que tocava aquela música:
"I Got You Babe"
Sony and Cher


no finzinho da cena: "You Don't Know Me"

Ray Charles




P.S. - pelo jeito o sol saiu e a sombra assustou a marmota curitibana pois teremos mais 6 semanas de longo e tenebroso inverno...

Sobre as marmotas: As marmotas são roedores, membros do género Marmota e estão classificadas dentro da família Sciuridae (esquilos).

Têm a aparência de um esquilo mas com dimensões maiores. Vivem em tocas que utilizam para hibernar durante o Inverno. A sua hibernação pode durar até sete meses.



2 comentários:

  1. SHOW, agradeço a lembrança e vou linkar para o povo aparecer aki na marmotolandia...

    Interessante é que nesse findi reprisou esse filme e revi depois de anos... muito bom e fico me perguntando se o diretor tivesse ouvido o Murray e feito com um clima mais filosofico se não seria um precursos de encontros e desencontros... o tempo passou e mostrou que o Bill Murray apesar de marcado pelos papeis comicos dessa fase da carreiro, se sai muito bem no drama... ENCONTROS E DESENCONTROS e FLORES PARTIDAS são dois bons exemplos.

    intepz, boa semana,

    JOPZ

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que pensei o mesmo, eu considero esse filme mais filosófico que comédia. Sempre me traz algo para refletir. Valeuz. :)

    ResponderExcluir

Comente, critique, vaie, elogie... tudo é válido mas se manifeste, please?