quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Produção de cineastas paranaenses reunida em mostra na Cinemateca


Produção de cineastas paranaenses reunida em mostra na Cinemateca
O evento anual organizado pela Associação de Vídeo e Cinema do Paraná reúne na Cinemateca o que existe de mais recente no trabalho dos cineastas do estado. Também haverá palestras sobre circulação e distribuição de filmes.

Confira a programação:

Dia 03/12 (sexta):

Retrospectiva (classificação 14 anos)
das 15h às 16h:
Visionários, 2002, 15`, Exibição 35mm Dir. Fernando Severo

Sinopse: Documentário poético que registra os últimos vestígios de dois santuários construídos ao Norte do Paraná por pequenos agricultores, nos anos 60 e 70, inspirados por visões místicas. José de Freitas Miranda construiu uma cidade em miniatura, que chamou de "Aluminosa", destinada a abrigar os sobreviventes de um futuro Apocalipse. Kekuno Warikoda erigiu um santuário composto por estátuas de divindades orientais que deveria oferecer proteção contra catástrofes climáticas ou uma hecatombe nuclear.

Infinitamente maio, 2003, 19`, Exibição Digital Dir. Marcos Jorge

Sinopse: Drama visceral sobre a traição amorosa. Raul chega em casa e encontra sua mulher, Assíria, fazendo sexo com outro homem. Começa para Raul uma espiral de sentimentos depressivos e violentos que só parecem ter pausa nos breves momentos em que sai de casa, atraindo a atenção de Amanda, vendedora em uma floricultura. Um filme de amor, traição, vingança, sexo, morte e corações maltratados (não necessariamente nesta ordem).

Satori Uso, 2007, 17`, Exibição 35mm Dir. Rodrigo Grota

Sinopse: Um poeta das sombras, um cineasta sem filmes e uma musa enigmática.Um falso documentário sobre um poeta que nunca existiu apresentado por um cineasta imaginário. Inspirado na obra poética de Rodrigo Garcia Lopes

Eternamente, 2000, 15`, Exibição 35mm Dir. Beto Carminatti

Sinopse: ....Homem solitário,resolve se encontrar com uma mulher através do programa de rádio " De ouvidos para o amor " na esperança de começar uma nova vida . Das 16h30 às 18h: Mystérios, 2008, 82`, Exibição 35mm Dir. Beto Carminatti e Pedro Merege Sinopser: Em 1969, Astolfo conhece Jucélia. Apaixonado, ele convida-a para um passeio no parque de diversões. No exato momento em que o homem pisa na Lua, a jovem desaparece misteriosamente dentro do trem fantasm.

Documentário (classificação livre)
das 19h00 às 20h:

Vidas Deslocadas, 2010, 13`, Exibição Digital Dir. João Marcelo Gomes

Sinopse: Os palestinos Faez Abbas e sua esposa, Salha Nasser, vivem forçadamente deslocados de sua cultura e família.

Galeria, 2010, 15`, Exibição Digital (Estréia em Curitiba) Dir. Evelyssa Sanches

Sinopse: Documentário que retrata a experiência de um grupo de teatro que atua em unidades prisionais na cidade de Londrina, PR.

O Oitavo, 2010, 20`, Exibição Digital Dir. Estevan Silveira Vida e obra de um anão, história narrada por Claudinho de Castro.
O filme O oitavo é um documentário sobre a vida do grande ator curitibano, que fala do nanismo, das cotas raciais, de seu trabalho no teatro, de sua incursão no mundo da internet, tudo com muito bom humor e POLITICAMENTE INCORRETO.

Das 20h30 às 22h:

A Revolta, 2009, 52`, Exibição Digital Dir. Aly Muritiba e João Marcelo Gomes

Sinopse: O documentário A Revolta é uma viagem através da memória, ainda viva nos relatos de pessoas que de alguma forma estiveram ligadas à denominada "Revolta dos posseiros", ocorrida na década de 1950, no sudoeste do Paraná.

Dia 04/12 (Sábado):

Jovem (classificação livre)
das 15h às 16h:

A infância de Margot, 2009, 3`, Exibição Digital Dir. Bruno de Oliveira

Sinopse: A Infância de Margot se esvai por entre ferros retorcidos e a única certeza que fica é de que estamos todos morrendo.

Vila das Torres 2014, 2010, 15', Exibição Digital Dir. Willian Coutinho Duarte, Marta Pego dos Santos, Lúcia Pego, Bruno Mancuso

Sinopse: O documentário "Vila das Torres 2014" é um bate-bola bem humorado em torno do mega evento midiático, a "Copa do Mundo de Futebol de 2014" visto a partir do ponto de vista de moradores da Vila das Torres, uma comunidade carente situada na região central de Curitiba. Como a Vila das Torres é vista entre os pontos turísticos de Curitiba? A Copa do Mundo trará algum benefício para esta comunidade? Com os moradores da Vila das Torres podem se organizar para fazer parte deste jogo? A partida já começou, vista as chuteiras e bola pra frente!

Iaia et Leni, 2010, 3', Exibição Digital Dir. Maria Eugênia Castello

Sinopse: A hora do chá numa tarde de sol.

Passo a Passo, 2010, 2' Exibição Digital Dir. Thales Banzai

Sinopse: Ser Digital.
Das 16h30 às 18h:

Amadores de Futebol, 2008, 78', Exibição Digital Dir. Eduardo Baggio

Sinopse: Amadores do Futebol retrata o universo do futebol amador disputado no Paraná, com suas 56 ligas e aproximadamente 500 times. É um recorte de um fenômeno que ocorre no Brasil inteiro, onde existem cerca de 1.200 ligas e 70 mil times de futebol amador.

Ficção (classificação 14 anos)
Das 19h00 às 20h:

Reminiscências, 2010, 19', Exibição Digital (Estréia em Curitiba) Dir. Aly Muritiba

Sinopse: Léo encontra uma fotografia antiga datada do mesmo dia em que nasceu. Intrigado ele parte em busca daquilo que julga ser um fragmento de seu passado.

Maria Angélica, 2009, 19', Exibição 35mm (Estréia em Curitiba) Dir. Francelino França

Sinopse: O cotidiano de uma família local, num tempo indeterminado, que vive um momento bastante crucial em suas vidas. A Mãe da família é uma espécie de Medéia arrependida, que matou seu filho recém-nascido acidentalmente, enquanto dormia embriagada. O sentimento de culpa desestabiliza o comportamento dessa mulher que acaba usando a violência contra sua filha de nove anos para aplacar a sua dor.

Silêncio e Sombras, 2008, 8', Exibição 35mm Dir. Murilo Hauser

Sinopse: Quem cavalga tão tarde pela noite e pelo vento? Das 20h30 às 22h: Estômago, 2008, 112', Exibição Digital Dir. Marcos Jorge Sinopse: Na vida há os que devoram e os que são devorados. Raimundo Nonato, nosso protagonista, descobre um caminho à parte: ele cozinha. E é nas cozinhas de um boteco, de um restaurante italiano e de uma prisão - o que ele fez para acabar ali? - que Nonato vive sua intrigante história. E também aprende as regras da sociedade dos que devoram ou são devorados. Regras que ele usa a seu favor, porque mesmo os cozinheiros têm direito a comer sua parte - e eles sabem, mais do que ninguém, qual é a parte melhor. Uma fábula nada infantil sobre o poder, o sexo e a culinária.

Dia 05/12 (domingo):

Infantil (classificação livre)
Das 15h às 16h:

Carrapatos e catapultas, 2010, 11', Exibição Digital Dir. Almir Correia

Sinopse: No mundo dos Carrapatos bicos de pato, Bod encontra uma caixa de luz e quer namorá-la já que está decepcionado com as carrapatas. O amigo Bum tem que persuadi-lo a mudar tal idéia absurda.

Eu não sei andar de bicicleta, 2009, 15', Exibição Digital Dir. Diego Florentino

Sinopse: O filme retrata a história do renascimento de Jorge, um garoto de 12 anos que ficou paraplégico em um acidente.

Sob a luz da vela, 2009, 15', Exibição Digital Dir. Karina de Souza

Sinopse: Anabela vai passar as férias na casa de sua avó desconhecida, D. Genoveva. Aos poucos, as duas se aproximam e desenvolvem um grande afeto. Depois que duas crianças da vizinhança falam para Anabela que sua avó tem uma vela que nunca apaga, ela começa a vigiar a avó e acaba descobrindo o inevitável segredo da vela.

das 16h30 as 18h:

Brichos, 2006, 77', Exibição Digital Dir. Paulo Munhoz

Sinopse: Tales, Jairzinho e Bandeira - filhotes de jaguar, quati e tamanduá - fazem parte da surpreendente população da Vila dos Brichos. O que acontece quando eles resolvem criar o "lutador perfeito" para vencer um campeonato internacional de videogame?

Narrativas Livres (classificação 12 anos)

das 19h às 20h:

Balada da cruz machado, 2009, 11', Exibição Digital Dir. Terence Keller
Sinopse: Um mergulho em uma rua de não ir a parte alguma.

Disforme, 2008, 2'30'', Exibição Digital Dir. Arthur Tuoto
Sinopse: Uma sombra questiona suas formas.

Oscar 07/02, 2009, 9', Exibição Digital Dir. João Krefer
Sinopse: Documentátio experimental sobre uma obra contemporânea de arquitetura. Luzia,
Alisson, Israel, Bo, Tullio e Kniggia, 2008, 11', Exibição Digital Dir. Ricardo Machado
Sinopse: Luzia, Alisson, Israel, Bo, Tullio e Kniggia moram em Curitiba. Cada um possui uma maneira distinta de viver e de se manifestar e dividem em comum a admiração de quem os olha.

O Ciclo, 2010, 9', Exibição Digital Dir. Maurício Ramos Marques
Sinopse:O meio, o fim e o início. Das 20h30 às 22h: Belowars, 2010, 71', Exibição Digital (Estréia em Curitiba) Dir. Paulo Munhoz
Sinopse: Belowars é um filme que conta a história de Baita, um garotinho de origem humilde que sonha em aprender a Arte da guerra. Sua aventura o leva a muitos lugares, ao encontro de muitas pessoas, ao enfrentamento da sua guerra interior. Será que Baita vence ou perde a batalha?

Ingresso: gratuito

Data(s): 03/12/2010 a 05/12/2010.
Horários: às 15h e às 19h

Espaço cultural: Cinemateca de Curitiba

Observações:

Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.

2 comentários:

  1. Interessante.... gostei do roteiro de LUZ DA VELA e gostei do nome... ANABELA, mesmo nome da musica dos replicantes, umas das melhores do rock nacional.

    intepz,

    JOPZ

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa pra saber o segredo da vela da vó da Anabela...rs

    ResponderExcluir

Comente, critique, vaie, elogie... tudo é válido mas se manifeste, please?