domingo, 20 de fevereiro de 2011

Na Locadora Nosferatu - dois filmes para uma noite de mulherzinhas. Comer, Rezar, Amar e A Festa de Babette

Primeiro tenho que agradecer meu amigo Jopz que há muito tempo me indicou a Nosferatu, mas eu preguiçosa e deixa pra outro dia ainda não tinha visitado, mas sexta eu e minha irmãzinha fomos dar um pulo lá e que surpresa... boa. O acervo deles é sensacional, todos aqueles filmes que eu queria ver e não achava em lugar nenhum, tem até Nosferatu de F. W. Murnau de 1922, claro que já está na minha lista.
E já que íamos fazer uma sexta-feira feliz de mulherzinhas, escolhemos dois filmes que envolvem comida, afinal duas bruxas reunidas o assunto só poderia ser esse.
E aí vai duas sugestões de filmes que nem precisam ser para uma noite de mulherzinhas:


COMER, REZAR, AMAR
Eu li o livro e já achei a parte da protagonista com crise existencial uma chatice... no filme fica meio diluído, até porque a Julia Roberts não estava muito bem no papel, mas ainda assim é chato. Sobram as paisagens da Italia, India ( muito diferente da novela...rs ) e Bali ( onde ela encontra um divertido mestre Yoda ). E claro, James Franco e Javier Barden ( interpretando um brasileiro mais para argentino...rs ). Por mim eu faria as tres coisas, comer, rezar, amar só na Italia mesmo, não precisaria ir pra outro lugar nunca mais...rs
Resultado: meio sofrível mas dá pra assistir.



A FESTA DE BABETTE


Havia muitos anos que eu queria ver esse filme, ganhador do Oscar de filme estrangeiro em 1988 e recomendadíssimo pelo Paulo Francis ( aquele mesmo ).
E o filme não nos decepcionou, a adaptação soberba de Axel da história engraçada de Isak Dinesen é ao mesmo tempo bizarra e trágica, temperada por uma fotografia maravilhosa e atores excelentes. É uma história de auto-sacrificio, ambições frustradas, amores perdidos, recato... mas que culmina com a magia alegre que Babette prepara o banquete, desafiando a austeridade dos religiosos aldeões de uma vila esquecida na Jutlândia.
Aí vai a sinopse e trailer ( infelizmente só achei em dinarques ):

Na desolada costa da Dinamarca vivem Martina e Philippa, as belas filhas de um devoto pastor protestante que prega a salvação através da renúncia. As irmãs sacrificam suas paixões da juventude em nome da fé e das obrigações, e mesmo muitos anos depois da morte do pai, elas mantém vivos seus ensinamentos entre os habitantes da cidade. Mas com a chegada de Babette, uma misteriosa refugiada da guerra civil na França, a vida para as irmãs e seu pequeno povoado começa a mudar. Logo Babette as convence a tentar algo realmente ousado - um banquete francês! Sua festa, é claro, escandaliza os mais velhos do lugar. Quem é esta surpreendentemente talentosa Babette, que tem apavorado os moradores desta devota cidade com a perspectiva deles perderem suas almas por deleitarem-se com prazeres terrenos?

3 comentários:

  1. VALEU PELAS DICAS, JÁ INCLUI NA MINHA LISTA O PRIMEIR FILME... O SEGUNDO NÃO ME CHAMOU TANTO A ATENÇÃO.

    OBRIGADO PELAS VISITAS E COMENTS LÁ NO MEU BLOG.

    Abrçs.
    Bruno JP Teixeira - O Portuga
    http://brunojpteixeira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. OPAZ, a NOSFERATU é show... dá pra pegar um sacolão de bons filmes classicos/cult, paga baratinho e só assiste coisa boa... essa semana o sinal dos canais telecine estava aberto... em 1 semana não vimos nada de bom... até vou fazer um post sobre isso... esse comer rezar amar está OUT pq a Julia Roberts está na minha lista OUT... mas o Babete interessou... valeu a dika.

    JOPZ

    P.S. e cuidado com o pessoal que atende lá na NOSFERATU... são muito simpaticos, atenciosos, mas desconfio que são todos vampiros.

    ResponderExcluir
  3. Hummm, bom saber... bem que eu desconfiei porque são todos muito amigáveis, educados... só podem mesmo ser vampiros... mas acho que estou tranquila, nesse verão to mais branca que figurante de Crepúsculo, acho que eles até me confundiram com um deles...

    ResponderExcluir

Comente, critique, vaie, elogie... tudo é válido mas se manifeste, please?