sábado, 5 de março de 2011

...never trust a man whose eyebrows meet in the middle.

Na companhia dos Lobos ( The company of wolves ) - 1984
~~cuidado pode conter spoilers ~~



A frase acima está incompleta, o conselho da vovózinha da chapeuzinho vermelho é:
"Never stray from the path, never eat a windfall apple and never trust a man whose eyebrows meet in the middle." ou numa tradução livre " Nunca desvie do caminho, nunca coma uma maça que caiu do galho e nunca confie num homem cujas sombracelhas se juntam... " sábia essa vovozinha...rs


A história da Chapéuzinho Vermelho teve muitas versões ao longo dos séculos, a primeira ela nem tinha um manto vermelho, ela simplesmente era uma menininha que acaba sendo comida por um lobo, sem moral da história, sem e foi feliz para sempre... até que os irmãos Grimm a reescreveram e lhe deram o capuz vermelho e uma série de regras a seguir até a casa da vovózinha, bem como, de última hora ela e a avó são resgatadas com vida e inteiras da barriga do lobo pelo heróico caçador.

No filme "Na companhia dos Lobos" dirigido por Neil Jordan e escrito por Angela Carter, conta a história através de sonhos assustadores de uma jovem adolescente, entrando em sonhos dentro de sonhos e contos dentro de contos, alguns contados pela menina Rosaleen ( a chápeuzinho ) e outros pela vovózinha dela, nada simpáticos e muito assustadores... fica clara a ameaça, até predatória, da sexualidade masculina, Rosaleen é advertida pela avó para "não se desviar do caminho" e que os lobos se parecem com homens " mas são peludos por dentro". Entretanto, "Na companhia dos lobos", não é um filme de uma única nota, a própria mãe da Rosaleen lembra: " se há uma fera nos homens, ela encontra seu par nas mulheres também." Sugere que embora a sexualidade adulta seja ameaçadora, é também desejada pela jovem Rosaleen...


Tudo tem seu simbolismo no filme, é pura psicanálise, no início Rosaleen é vista dormindo num quarto de criança, cheio de brinquedos, mas traz os lábios coloridos de batom vermelho e sonha que sua irmã mais velha é atacada por um urso de pelúcia e uma boneca vestida de marinheiro e, ao final devorada por lobos... sugere que enfrentar a vida adulta despreparada é muito perigoso...
Já a jovem Rosaleen, sabe se cuidar muito bem na floresta sózinha, ouve as advertencias da avó e da não tão puritana mãe mas segue seu caminho, confiando em seu próprio instinto e deixa-se, conscientemente, seduzir e ser seduzida por um estranho na floresta ( cujas sombracelhas se juntam no meio ).
O lobo/caçador arrebenta a cabeça da avó, que se mostra de porcelana, como as bonecas de Rosaleen ( a que sonha no começo ) e esta, ao encontrar o lobo na casa da avó, já não o estranha, não é mais uma menina, o enfrenta, sem medo e transformando-se também em lobo, segue junto com seu par, pelas florestas escuras da vida.

Os lobos no filme não são somente machos, há lobos femeas também, confirmando a sagaz e prática mãe de Rosaleen, ela se transforma voluntariamente numa loba, revertendo o papel de vítima das histórinhas da carochinha... e segue seu lobo.

O cenário providencialmente artificial, torna-se interessante e mesmo com algumas falhas, é um filme extremamente inteligente, acompanhando a transformação da Rosaleen em mulher e o final, com o lobo entrando violentamente pela janela e destruindo os brinquedos, numa metáfora do fim da infância... é... soberbo... adoro esse filme!!! Já o assisti algumas vezes, é um filme de terror sim, mas psicanaliticamente desafiador.

"Na Companhia dos Lobos" só Freud explica...

6 comentários:

  1. VALEU A DICA... PARECER SER INTERESSANTE...

    GOSTO DE FILMES COM VARIOS SIGNIFICADOS OCULTOS, ONDE APENAS OS INTELIGENTES CONSEGUEM DECIFRAR....
    RSSRSR


    BOM FINAL DE SEMANA.
    ABRÇS
    Bruno JP Teixeira - O Portuga
    Blog: http://brunojpteixeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Bruno, esse é um prato cheio de significados ocultos, um ótimo carnaval.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Gostei disso. Meu lobo interior virou fã. Obrigado pela visita lá no Augusto Alves.

    ResponderExcluir
  4. Curto muito o jeito como mo vc comenta os filmes, muito massa. Fiquei lôka pra ver esse. Next time watch out for the spoiling comments ;) Se bem que neste filme, em particular, não dá muito nada.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada San, lá no comecinho eu avisei que tinha spoiler...rsrsrs... mas nesse filme eu assistiria mesmo sabendo o final. Valeu.

    ResponderExcluir

Comente, critique, vaie, elogie... tudo é válido mas se manifeste, please?