quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Não me abandone jamais - Never let me go

Não Me Abandone Jamais PosterMelancolia... é como defino este filme baseado no best seller do escritor nipobritanico Kazuo Ishiguro. Assistindo hoje, num dia de finados, ele ganha uma dimensão maior, triste, intensa... afinal como seria nossa vida se soubéssemos quando e como morreríamos?

Não me Abandone Jamais do Diretor Mark Romanek, estrelado por Carey Mulligan, Keira Knighthley e Andrew Garfield.

Sinopse: Em 1952, desenvolveu-se a cura para todas as doenças. Em 1967 a expectativa de vida é de 100 anos.
Ruth, Tommy e Kathy cresceram juntos em um internato cheio de disciplinas rígidas nas questões da alimentação e na manutenção do corpo saudável. Criados, praticamente, sem contato com o mundo exterior na misteriosa escola, os tres sempre foram muito unidos, mas uma revelção surpreendente sobre doação de órgãos e o objetivo de suas vidas pode mudar o rumo da história.


Cuidado a partir daqui pode haver spoilers.


No começo do filme quando aparece a professora novata, que burla as regras da escola e conta a verdade aos seus alunos, eu logo pensei: ela incitará uma revolução que resultará como no filme A Ilha, quando clones são criados com a finalidade de doar seus órgãos, mas logo vi que o filme não iria descambar para o melodrama e nem iria virar um filme de ação e perseguição. Ele seguiria calmo e poeticamente, terminando por me deixar sentada no sofá atônita, com lágrimas correndo pelo rosto e aquela sensação incômoda da própria mortalidade. É um filme de ficção científica e se passa numa realidade alternativa, no passado e não no futuro, o que o torna mais crível. Sem pirotecnias, sem efeitos especiais, é sensível, denso e perturbador. Não me Abandone Jamais me fez pensar se realmente vivo o bastante, se haverá tempo e se não haverá tempo para tudo, e mais que tudo, se isso realmente importa?



"Talvez nenhum de nós realmente entenda o que passamos... ou sinta que tivemos tempo o bastante."
( Kathy H. Não me abandone jamais / Never let me go)












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, critique, vaie, elogie... tudo é válido mas se manifeste, please?