segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Eu fui ver: Sherlock Holmes 2 e Os homens que não amavam as mulheres

Já tem uma semana que fui conferir os dois blockbusters na telona em Curitiba,
posso dizer que gostei dos dois, se tivesse que escolher prefiriria
Os Homens que não amavam as mulheres mas Sherlock Holmes é uma boa diversão:


Sherlock Holmes - A game of shadows

Eu li os livros de Sir Arthur Conan Doyle, vi as muitas adaptações da BBC do detetive mais famoso da história e o Sherlock da minha imaginação é diferente do Sherlock do Guy Ritchie/Robert Downey Jr, mas eu sou uma purista.
É um bom filme, com muita ação como são os filmes do Guy Ritchie, filme para meninos, cheio de lutas, saídas rápidas, piadinhas e onde as mulheres são meros coadjuvantes, e o Sherlock é o reflexo do seu interprete: Robert Downey Jr. Não me critiquem eu o adoro, ele é um bom ator e tem muita empatia, mas ele não consegue sair do próprio personagem e imprime a si mesmo em cada atuação, fazendo um Holmes mais cínico e malandro.  Downey Jr faz até uma homenagem muito bacana ao coringa do ator Heath Ledger morto em 2010.
Agora...entre nós...É impressão minha ou nessa segunda versão a relação Holmes & Watson tem um que de amor recolhido (homoerótico)? Nos livros eu não vejo isso, porque coloco as coisas no seu devido tempo (o final do século XIX), creio que se olharmos com os olhos de hoje a relação dos dois pode ser mal interpretada ou bem interpretada diriam alguns.
Há várias teorias e especialistas em decifrar os livros do detetive e cada um fica com o Holmes que quiser, eu pessoalmente, gosto muito da nova versão da BBC, o Sherlock Holmes do século XXI muito bem interpretado por Benedict Cumberbatch.
E agora, qual o seu Sherlock Holmes preferido?






The Girl with the Dragon Tattoo (Os Homens que não amavam as mulheres)


Primeiro o que passa na cabeça das editoras brasileiras que deram essa tradução ao livro e que depois foi mantido no filme? É muita imaginação, sendo que A garota da tatuagem de dragão ou do dragão tatuado já era impactante o suficiente (talvez por lembrar a música da Baby Consuelo: menino do Rio...dragão tatuado no braço...rs) bom não sei, mas fico com o original.
E mais uma vez: eu li o livro, eu vi o filme sueco e fui conferir a versão americana. Digo que é ótima, ao mesmo tempo diferente e mais didática que a versão anterior que por sua vez também é excelente.
Fiquei apreensiva como seria a Salander americana, talvez a melhor personagem feminina de todos os tempos, com o agravante que a Salander da Noomi Rapace (que também atua em Sherlock Holmes 2 como a cigana), foi impressionante. Confesso que gostei da Rooney Mara, está muito bem, conseguiu inclusive dar personalidade para a sua Salander sem copiar a atriz sueca, a sua Lisbeth Salander é mais enigmática, tem aquele olhar insondável da personagem do livro. Ponto para ela. Ponto também para o Daniel Craig que da mesma forma fez o seu Mikael Blomkovitz original e crível. Ponto negativo para o forçado sotaque sueco de alguns personagens e para o merchandise descarado do McDonalds, na versão americana a Salander come Mclanche Feliz ao invés das Billy Pan Pizzas do livro e do filme suecos. É uma das melhores histórias do nosso tempo, pena o escritor Stieg Larsson não ter vivido para ver o sucesso da sua obra.
E voce? Qual a sua Salander preferida?

(spoiler) Até a mudança no final, mais verossímel que no livro não foi tão ruim.



Agora, bom mesmo foi a abertura impactante na telona do cinema, com a versão de Immigrant Song do Led Zeppelin interpreada por Trent Reznor, Atticus Ross and Karen O, de arrepiar...




e pra quem como eu ficou com a música Menino do Rio na cabeça, aí vai o clip do Fantástico:

5 comentários:

  1. Concordo com vc enquanto ao Holmes, também gosto do Robert, mas seus ultimos filmes são isso, seus personagens não deixam de ser um reflexo de alguma faceta de sua vida pessoal.

    Li todo os livros e não vejo nada de holmes ou mesmo de Watson em nenhum deles, ainda mais pq Watson nunca foi maior que Holmes.

    Sobre o Sting..nada a declarar...mas fico com vontade de ver os originais.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. OPAZ, conferi a garota do dragão tatuado no domingão e kurti pakas... amanhã boto meus comentários no blog, mas já aviso que tive as mesmas impressões que vc... excesso de merchandising, tradução sem noção do título... mas gostei que vc já viu o filme e o livro, eu já botei na lista pra conferir, valeuz, espero em pouco tempo responder a sua questão da "qual a sua salander preferida".

    ;-)

    JOPZ

    p.s. e o sherlock tá na lista, mas não espero muito não, cinemão pipoca.

    ResponderExcluir
  3. Oi, obrigada pelos comentários, o livro é muito bom mesmo e aquela máxima, não leia o livro pra não estragar o filme...rs, mas eu gostei das duas versões no cinema a sueca e a americana, sendo a primeira mais autêntica e menos caça níquel.

    ResponderExcluir
  4. Ai, Garota!
    Fazia um tempo que eu nao vinha aqui (nao tenho ido a lugar nenhum, nem ao meu próprio blog) e como eu perco com isso! Fico furiosa comigo quando venho aqui depois de ficar sem vir. Fico me dizendo "viu, burra?"
    Adoro seu texto, adoro a qualidade da sua info, adoro tudo. Fico louca pra ver o que nao vi e louca pra dizer como concordo com tu, tipo, amo de paixao o Bob Downey Jr mas tb acho o S. H. do Cumberbatch mais crível. Maybe cuz eles sao conterraneos??? Anyway, o do Bob ficou Iron Man demais pro meu gosto. Tb tem que dar um desconto: Guy Richie? É loko de pai e mãe! Adoro ele em RockenRolla (no caso do Sher, a conterraneidade nao funcionou, rsrs). Só nao desgosto total porque é o Bob, jamais vou desgostar do Bob, faça ele o que fizer. Ai, lembra dele em Ally McBeal? Coisa mais fofa, queria muito pra mim!
    A Garota w/ tattoo... ainda nao vi, mas sabe. Na real vim aqui atrás de O Artista, depois de postar uma tosqueira la no Nervs. Amei, e você? Nem vi se tem post seu sobre, já comecei a falar aqui mesmo, nao repare, ando muito destemperada.
    Prazer enorme te ler. Parabéns sempre. Seu blog é imprescindível.

    ResponderExcluir
  5. Nossa obrigada San, vi que está ausente, passo lá no blog e cadê a Garota Nervosa... mas não posso falar muito porque andei sumida tb, entrega final de projeto da pós (ufa'cabou), e com a visita de uma estudante canadense que fiquei turistando pela cidade, e ainda vou turistar mais um pouco até quarta, vou postar depois no blog essa experiencia de hostess, e tb o blog dela, muito interessante, com as impressões da grande Curitiba. Por isso tb não fui ver ainda O Artista, que estou louca pra ver antes de ele se consagrar no Oscar, até pq adoro filme P&B. Este próximo findi promete, horas sentadas no cinema. :)

    ResponderExcluir

Comente, critique, vaie, elogie... tudo é válido mas se manifeste, please?