quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Novos vícios britânicos - séries

Que eu gosto das séries britanicas já é notório, a favor defendo que as séries e seriados da terra da Rainha tem temporadas mais curtas, o que deixa pouco espaço para embromação, atuações mais convicentes, fotografia caprichada e roteiros inteligentes que não subestimam seu telespectador.
Claro que há porcarias também mas nem vou entrar no mérito, citarei abaixo alguns novos “vícios” que encontrei, séries que vale a pena dar uma olhada:

Case Histories


O detetive particular Jackson Brodie é interpretado por Jason Isaacs ( o pai do Malfoy em Harry Potter ), é um cara legal, boa pinta, ( saradão ), ex-policial que ajuda velhinhas a encontrar seus gatos perdidos, sem cobrar por isso, sempre às voltas com muitas mulheres por quem é visto apenas como homem-objeto... e acaba pegando casos de mulheres desaparecidas além de procurar por assassinos de mulheres, tem uma ex-esposa que o odeia, uma filha que o adora ( as cenas dele com a filha são as mais fofas da série ), uma secretária que diz o que pensa e uma antiga colega de trabalho que tem uma queda por ele... e assim segue...
O primeiro episódio que vi ontem é intrigante tem um pouco de Wallander ( série sueca que teve uma versão inglesa ), divertido, bonito de olhar, não só pelo dorso tatuado de Jackson mas porque tem como pano de fundo a cidade de Edinburgh e belas paisagens da Escócia, o que já vale uma conferida.





Sherlock



Uma série que a princípio a BBC não apostava muito, uma renovação das histórias do detetive e que se passa na Londres dos dias atuais. Considerada uma produção muito cara, a série já foi quase cancelada mas acabou se tornando cult e, se as filmagens de Hobbit deixarem ( os protagonistas estavam filmando na Nova Zelandia ), retornará no ano que vem com mais 3 episódios de 90 minutos, o primeiro teaser já estreou na BBC. Ufa... ainda bem porque é uma das melhores coisas que assisti nos últimos tempos...
Protagonizada por Martin Freeman e Benedict Cumberbatch, como Dr. Watson e Sherlock Holmes respectivamente, e produzida por Steven Moffat, responsável por Dr. Who entre outros, mantém os mesmos métodos de dedução do velho Holmes mas os tempos são outros, o que torna fascinante o modo como ele tirará suas conclusões e de onde tirará. Cumberbatch está perfeito como Sherlock, a cara que ele faz quando fica impaciente com reações perfeitamente humanas é ótima, um nerd chic, charmoso mas assexuado, ( longe do caricato nerd Sheldon de Big Bang Theory ), o Dr. Watson de Freeman também está excelente, mais próximo dos livros de Sir Arthur Conan Doyle do que do bobo retratado em outras produções. Watson é agora um médico convalescente da guerra do Afeganistão e procurando alguém para dividir apartamento em Londres, vai parar justo na 221B, Baker Street, lógico e elementar...
Os episódios são divertidos, inteligentes e principalmente convincentes.



sexta-feira, 25 de novembro de 2011

91 Rock e o fim...

Estou me sentindo triste hoje, sem a 91 Rock no dial... Faço minha indignação a do blog Rodopiou veja aqui , a radio rock de Curitiba cede lugar para mais uma pop-eme a RadioMix, só mais uma no dial quando a 91 Rock era um oasis no meio do deserto musical que são as rádios comerciais. Aqueles que como eu, ainda choram o fim da grande Estação Primeira FM - a maldita, se sentem agora mais uma vez orfãos e aqueles que não conheceram vai aí um link que diz tudo.



O Rock está só...
This is the end...

                           







segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Downton Abbey

Sem muitas pretensões comecei a assistir ontem a série britânica Downton Abbey, como sou fascinada
por Jane Austen e afins, me encantei já no primeiro capítulo. Procurando algo pra ver na tv e não
encontrando, assisti por um desses sites de filmes online.
A série derrotou este ano no Emmy a favorita Mildred Pierce da HBO, levando 4 premios, outros prêmios:
“Downton Abbey” também entrou para o Guinness book por ser a primeira série britânica a conquistar 92% de aceitação crítica nos EUA desde a estreia de “Mad Men”.
A série criada por Jullian Fellowes (Assassinato em Gosford Park) narra a vida da família Crawley e sua relação com os empregados da casa. Inicialmente situada na década de 1910, a história começa um dia após o naufrágio do Titanic, avançando ao longo dos anos. A série apresenta o declínio da aristocracia através das decádas, pretende chegar a 1950, apesar da autora dizer que a série irá somente até pós primeira-guerra. Vamos aguardar...



quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Não me abandone jamais - Never let me go

Não Me Abandone Jamais PosterMelancolia... é como defino este filme baseado no best seller do escritor nipobritanico Kazuo Ishiguro. Assistindo hoje, num dia de finados, ele ganha uma dimensão maior, triste, intensa... afinal como seria nossa vida se soubéssemos quando e como morreríamos?

Não me Abandone Jamais do Diretor Mark Romanek, estrelado por Carey Mulligan, Keira Knighthley e Andrew Garfield.

Sinopse: Em 1952, desenvolveu-se a cura para todas as doenças. Em 1967 a expectativa de vida é de 100 anos.
Ruth, Tommy e Kathy cresceram juntos em um internato cheio de disciplinas rígidas nas questões da alimentação e na manutenção do corpo saudável. Criados, praticamente, sem contato com o mundo exterior na misteriosa escola, os tres sempre foram muito unidos, mas uma revelção surpreendente sobre doação de órgãos e o objetivo de suas vidas pode mudar o rumo da história.


Cuidado a partir daqui pode haver spoilers.


No começo do filme quando aparece a professora novata, que burla as regras da escola e conta a verdade aos seus alunos, eu logo pensei: ela incitará uma revolução que resultará como no filme A Ilha, quando clones são criados com a finalidade de doar seus órgãos, mas logo vi que o filme não iria descambar para o melodrama e nem iria virar um filme de ação e perseguição. Ele seguiria calmo e poeticamente, terminando por me deixar sentada no sofá atônita, com lágrimas correndo pelo rosto e aquela sensação incômoda da própria mortalidade. É um filme de ficção científica e se passa numa realidade alternativa, no passado e não no futuro, o que o torna mais crível. Sem pirotecnias, sem efeitos especiais, é sensível, denso e perturbador. Não me Abandone Jamais me fez pensar se realmente vivo o bastante, se haverá tempo e se não haverá tempo para tudo, e mais que tudo, se isso realmente importa?



"Talvez nenhum de nós realmente entenda o que passamos... ou sinta que tivemos tempo o bastante."
( Kathy H. Não me abandone jamais / Never let me go)












domingo, 30 de outubro de 2011

Sabe aquela cena daquele filme em que toca aquela música - Halloween Special

Se tem duas coisas que nasceram uma para outra são o Rock e os filmes de terror, e pra
comemorar aí vai uma música especialmente dedicada a este final de domingo tenebroso em Curitiba:


Filme: Christine, o carro assassino  baseado em uma história de Stephen King
Música: Bad to the Bone por George Thorogood & the Destroyers



Curiosidades:

O nome Christine vem de outro filme homonimo de 1958, ano do lançamento do Plymouth Fury o modelo e ano de Christine.

No livro o espírito do antigo dono de Christine é que tomava posse do carro e o guiava, no filme o Diretor John Carpenter optou por fazer com que o carro fosse por si só maligno.

Na prateleira da biblioteca, o livro que Dennis retira da estante antes de convidar Leigh para sair é o próprio Christine de Stephen King.

Stephen King sofreu um acidente automobilístico em 1999 que quase lhe custou a vida. Ele então
comprou a van que provocou o acidente apenas para destruí-la com um taco de beisebol antes de deixá-la no ferro velho.

Christine é conhecida com o oposto de Herbie, de Se meu fusca falasse.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Filmes de Terror que amamos - Happy Halloween

Primeiro filme de Frankenstein feito por James Whale em 1931, nesta cena muito bonita,
o monstro é interpretado por Boris Karlof :




Este um momento histórico, conhecido como o primeiro filme de terror do cinema, Le Manoir du diable de Georges Melies, em 1896, é um curta frances de 2 minutos.



Não pode ficar de fora o grande Nosferatu de F.W. Murnau em 1922, clássico do cinema mudo.

The Raven em 1935, um encontro de Bela Lugosi e Boris Karlof sobre um poema de Edgar Allan Poe

E tem um poster que adoro:

terça-feira, 25 de outubro de 2011

HALLOWEEN FASHION WEEK - PARTE II

Em 2009 o fotógrafo Tim Walker fez alguns clics
inspirados pelo Diretor Tim Burton para a revista Hapers Bazar
Dá pra se inspirar nesse universo fantástico do Diretor, não?




























































































Agora é só escolher...

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

HALLOWEEN FASHION WEEK

Há apenas uma semana para o Halloween e vc deve estar se perguntando: com que roupa eu vou? Então, este blog que vos fala dará algumas dicas durante a semana, muito inspiradas,  para aproveitar o Halloween.

Os Passáros de Hitchcock? Se vestir de pássaro também vale.



Que tal Carrie a Estranha? Um pouco de sangue espalhado no corpo, falso claro, ajuda tb.


Laranja Mecanica? Essa coisa que parece uma cueca por fora da calça realmente
não tem muito estilo...



Abominável Homem das neves? Serve como Chewbacca tb.



O Bebê de Rosemary? Não lembro mas a Rosemary anda de camisolinha azulzinha o filme todo?

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sabe aquela cena, daquele filme, em que toca aquela música?

Esse é o filme: La Bamba


E essa é a música: We belong together

La Bamba
“ah eu já vi esse filme 200 vezes"
- Leitor deste Blog sobre o filme -

Bom,

É um filme biográfico de 1987, estrelado por Lou Diamond Philips que interpreta o lendário Ritchie Valens que apesar da pouca idade (17 anos) e pouco tempo de carreira (2 anos) já possuía canções de enorme sucesso (todo mundo já bailou com “La Bamba” em alguma festinha de formatura ou casório, foi regravada pelo grupo “Los Lobos”) e “Oh Donna” (canção romântica composta para sua namoradinha que não por acaso se chamava...Donna, claro!).... Oh Donna, Ohohoh Donna...Essa mesma!!!
Fatalmente no dia 3 de fevereiro de 1959 Ritchie Valens morreu num acidente de avião, juntamente com Buddy Holly (um dos primeiros artistas a ter seu nome incluído no Hall da Fama do Rock n’ Roll, considerado por muitos o precursor do Rock) e The Big Bopper e o piloto.

Esse acidente ficou conhecido como “o dia em que a música morreu”, tamanha foi à comoção com a tragédia, grandes músicos, enorme perda!

Em 1971 o cantor-compositor Don McLean gravou a música “American Pie” em homenagem aos 3 astros mortos no acidente.

P.S.: Não vou postar a música porque ela é enormeeeee, mas segue o link para quem quiser dar uma espiadela. By Vagalume.com
http://www.vagalume.com.br/don-mclean/american-pie-traducao.html

By Vivi




O verdadeiro Ritchie Valens:


Acrescentado por Eliane:
aproveitando que estamos caminhando para a semana do Halloween e Finados segue o endereço onde Ritchie Valens está enterrado:
Burial:

San Fernando Mission Cemetery
Mission Hills
Los Angeles County
California, USA

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Sabe aquela cena, daquele filme, em que toca aquela música?

Essa é a cena


Esse é o filme: Ferris Buller’s Day Off (Curtindo a Vida Adoidado)

E essa é a música: Twist and Shout by Beatles

Todo mundo adora, idolatra, venera esse filme. Ferris Buller se tornou uma espécie de Super Herói dos adolescentes dos anos 80 e 90 e ainda hoje arrebata fãs por todos os cantos do planetinha. O filme é sucesso de audiência sempre que reprisa. Não podia ficar de fora, Acredito que todo mundo quando pensa em uma cena de filme com música lembra logo dessa.


Vida Longa ao Ferris!!!

 
By Vivi.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dia das Crianças



Hoje dia das crianças resolvi mostrar desenhos há muito esquecidos que passavam na TV preto e branco lá de casa nos anos 70 e 80:




- Minha primeira boneca, a Patrícia.








E pra não ficar nos óbvios, alguém se lembra de:

Os Mussarelas


Os Barbapapas, na tv Globinho com apresentação da Paula Saldanha


Grump - o Feiticeiro trapalhão


Maguila o Gorila


Bacamarte e Chumbinho


Coelho Ricochete e Blau-Blau


Peter Potamus


Programas infantis esquecidos:
Tv Tutti Frutti


Boa noite amiguinhos:


Topo Gigio ( Rock's)


E eu ainda tenho esse disco ( mesmo, de vinil )


Filminhos que eu adorava:

A Flauta Mágica


O passáro azul

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Os Pilares da Terra no TCM

Domingo dia 09/10 às 22h estréia no canal TCM a mini-série Os Pilares da Terra.


Eu li o livro e já vi em dvd, recomendo, especialmente pra quem como eu gosta de histórias da idade média, tanto o livro quanto a série trazem um fiel retrato do período. Eu já havia comentado em outro post  aqui e agora chega ao canal TCM.

Na Inglaterra do século XII, Tom, um humilde pedreiro e mestre-de-obras, tem um sonho majestoso – construir uma imponente catedral, dotada de uma beleza sublime, digna de tocar os céus. E é na persecução desse sonho que com ele e a sua família vamos encontrando um colorido mosaico de personagens que se cruzam ao longo de gerações e cujos destinos se entrelaçam de formas misteriosas e surpreendentes, capazes de alterar o curso da história. Recheado de suspense, corrupção, ambição e romance, Os Pilares da Terra é decididamente a obra-prima de um autor que já vendeu 90 milhões de livros em todo o mundo.
 

Saudade de um tempo não vivido.


Voce já teve saudade de um tempo não vivido... pois é eu tenho.
Especialmente o tempo da Regencia inglesa ou os anos da Jane Austen...

Uma série da BBC que eu gosto é "Lost in Austen" qdo uma jovem fã de Orgulho e Preconceito atravessa uma fenda no tempo e vai parar no meio da trama do livro.


"Desiludida com sua vida em Londres e desencantada com o namorado, Amanda Price descobre Elizabeth Bennet em seu banheiro. Logo ela encontra-se trocando de lugar com Lizzie, e entrando no mundo "real e fictício" de Orgulho e Preconceito. Amanda chega Longbourn, a casa da família Bennet, e percebe que ela se juntou a ação no início da história, ela começa a conhecer as irmãs Bennet restantes, e se prepara para conhecer o Mr. Darcy (Elliot Cowan). Como ela vai manter a maior história de amor de todos os tempos na direção certa enquanto Elizabeth Bennet está presa no mundo moderno? "
A Série muito fofa, exibida no Brasil pelo canal Film&Arts que infelizmente não tenho mais nessa modernização da TVA para HD... perdi um dos canais que mais assistia...
 
E o seriadinho Lost in Austen preserva a famosa cena do Mr. Darcy ( Elliot Cowan ) saindo do lago, retirada no último filme de Orgulho e Preconceito ( Mattew MacFayden talvez não ficasse bem de camisa molhada ) e é a mesma cena que tornou Colin Firth famoso quando a série foi exibida pela BBC.
 
Para comparação Mr. Darcy/Elliot Cowan saindo do lago
 

 
Mr. Darcy/Colin Firth saindo do lago.
 

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Conan 3D

Ontem fui a uma sessão V.I.P. com a minha amiga Elisangela ver em 3D o Conan, o Bárbaro...
o filme é... digamos... total pancadaria, matança e sangue espirrado...em 3D, mas em compensação
ver o Conan em 3D valeu a noite. Não vou nem entrar aqui na discussão indiscutível se o Conan do Arnold Schwarzenegger é melhor que o do Jason Momoa... lembro vagamente do primeiro e é um ícone do ex-governador da California então...

Pra comemorar que é sexta algumas versões de Conan e porque meninas devem ver filmes de super-heróis - escolha a sua:






conanTheBarbarianArnold 207x300 Conan, O bárbaro   De Arnold Schwarzenegger até os dias atuais. Veja as semelhanças.







Bom final de semana a todos.

domingo, 25 de setembro de 2011

Feitiço do Tempo ou o Dia da Marmota curitibana.

"Enquanto esse animal estúpido não deixar de olhar para a própria sombra, este inverno nunca vai acabar."

Voce já teve a sensação de estar preso ao mesmo dia todos os dias? Que todo dia é igual e nada muda?
Pois é, para Phill Connors ( Bill Murray ) esse pesadelo se torna literalmente real. Egoísta e sarcástico ele trabalha como o homem do tempo para um jornal de tv e tem que seguir a uma cidadezinha da Pensilvania para cobrir o Dia da Marmota, quando todos acreditam que a saída ou não da toca desse mamífero irá determinar se o inverno continuará por mais seis semanas. Bill chega desmotivado, irritado e louco pra sair logo dali mas então que o feitiço acontece e ele fica preso nesse dia indeterminadamente, acordando sempre às 6 da manhã e vendo os mesmos acontecimentos e as mesmas pessoas todos os dias... até que o feitiço acabe, como? Se voce não assistiu vale muito a pena ver e eu já revi muitas vezes e nunca canso. É um filme que eu adoro e sempre traz algo a se pensar, como todos os bons filmes, cada vez que vc assiste, em uma época diferente da sua vida ele te diz algo.

Curiosidades:



- Segundo tradição, as pessoas devem observar uma toca de uma marmota, se o animal sair da toca por estar nublado, isso significa que o inverno terminará mais cedo, porém, se pelo contrário, o sol estiver a brilhar e o animal se assustar com a sua sombra e voltar para a toca, então o inverno durará mais seis semanas.
- O Dia da marmota é uma festa tradicional nos Estados Unidos da América e no Canadá, que se celebra no dia 2 de Fevereiro.
- Bll Murray foi mordido duas vezes durante as filmagens
- O diretor Harold Ramis queria Tom Hanks para o papel mas deisistiu dizendo que Tom era muito bonzinho.
 - A produção cuidou e criou uma família inteira de Marmotas especialmente para as filmagens.
- O filme foi filmado em Woodstock, na cidade tem uma placa dizendo? "Bill Murray esteve aqui" na calçada onde ele continuamente pisava em uma poça.
- De acordo com uma entrevista com o diretor Harold Ramis, Bill Murray e ele discutiram sobre o tom do filme. Murray queria que o filme fosse mais filosófico, enquanto Ramis queria que fosse mais comédia. Os dois discutiram durante toda a produção e não se falam desde então.
- Em 02 de fevereiro de 1993 o sol não se levantou até 07h25 em Punxsutawney, Pensilvânia. Isso significa que o filme é tecnicamente impreciso - ainda estaria escuro ás 6:00 am.
- Segundo o diretor Harold Ramis, na maioria das vezes, quando ele tentou explicar uma cena a Bill Murray, Murray interrompia perguntando: "Só me diga - bom Phil ou mau Phil?"
- Há exatamente 38 dias retrados no filme, na íntegra ou parcialmente.


Para o meu amigo Jopz... Marmotas dominam:












Sabe aquele filme que tocava aquela música:
"I Got You Babe"
Sony and Cher


no finzinho da cena: "You Don't Know Me"

Ray Charles




P.S. - pelo jeito o sol saiu e a sombra assustou a marmota curitibana pois teremos mais 6 semanas de longo e tenebroso inverno...

Sobre as marmotas: As marmotas são roedores, membros do género Marmota e estão classificadas dentro da família Sciuridae (esquilos).

Têm a aparência de um esquilo mas com dimensões maiores. Vivem em tocas que utilizam para hibernar durante o Inverno. A sua hibernação pode durar até sete meses.